Eu adoro usar pastel a óleo, é um dos meus materiais favoritos. Aliás, foi quando descobri a existência deste material que decidi evoluir a minha aptidão artística.
Estes materiais são cada vez mais populares. Se queres aprender a usar pastel a óleo e criar lindas pinturas, este guia é o ideal para ti!
Como distinguir o pastel a óleo de lápis de cera?
Acho importante começar por aqui porque, à primeira vista, são muito parecidos. No entanto, a sua composição é diferente. Os lápis de cera são feitos principalmente de cera, mas os pastéis a óleo têm óleo da sua composição. Isto pode parecer bastante óbvio, mas para quem não conhece, pode ser confuso porque realmente são idênticos.
Os lápis de cera requerem maior esforço para cobrir uma área com cor, por serem mais duros. Por outro lado, os pastéis a óleo são sedosos, brilhantes, cremosos e macios.
Quais as grandes vantagens de usar pastel a óleo?
- São bons para principiantes, porque podem ser usados em muitos tipos de papel.
- Usam-se directamente no papel, não é preciso outros meios, nem pincéis.
- Não sujam o espaço de pintura, como as aguarelas ou pintura a óleo, em que às vezes pode haver salpicos de tinta.
- Não criam tanto desperdício, comparando com outros meios. Por exemplo, os pastéis secos criam muito pó enquanto estão a ser usados.
- São resistentes à água.
Antes de começar a pintar
Escolha o tamanho e o tema do desenho. Se for iniciante, pode optar por uma folha A5, por exemplo, e um desenho simples como uma silhueta de um pássaro com o fundo em degradé ou uma casa.
Começar o trabalho com o pastel a óleo
Para começar a usar pastel a óleo, pode replicar algo simples, como um fruto ou vegetais. Pode usar qualquer tipo de papel, mas as folhas de papel mais grossas vão funcionar melhor.
Eu comecei a usar pastel a óleo para criar gradientes, principalmente nos fundos. Para criar um gradiente, aplica a primeira cor e depois a segunda logo de seguida. Um bom truque é aplicar um pouco da segunda cor por cima da primeira na área que vai fazer o gradiente. Eu aconselho a usar um pedaço de papel de cozinha para esbater as cores, vai ajudar imenso. Não é preciso fazer muita pressão. Se a marca que estiver a usar for mais cremosa, pode usar os dedos, mas com o papel de cozinha será mais fácil e não terás de te sujar tanto.
Se quiseres fazer um desenho com silhuetas, usar um lápis grafite, entre o 8B e o 10B. Vê os exemplos abaixo.
Nestas pinturas, usei o pastel o óleo para criar o fundo e depois com o lápis grafite criei as silhuetas.
Cuidados a ter
Os pastéis a óleo devem ser mantidos limpos, inclusive enquanto se trabalha com eles. Isto é muito importante principalmente ao esbater com outras cores. Acontece que quando usa uma cor por cima da outra (no caso dos gradientes, por exemplo), o lápis vai ficar com a outra cor na ponta. Se voltar a usar essa cor, vai acabar por ficar com manchas da outra cor que ficou na ponta.
Por exemplo, imagina que vais criar um degradé de amarelo com vermelho. Primeiro coloca o amarelo e depois o vermelho. Ao passar o vermelho por cima do amarelo, para esbater, ele vai ficar com um pouco de amarelo na ponta. Ao usar o vermelho para outra parte do trabalho, aquela mancha amarela vai estragar a pintura.
Mas não te preocupes. Se isso acontecer, podes remover essa mancha com um objecto pontiagudo. No entanto, pode não ser removido inteiramente e é preciso cuidado para não estragar. O melhor mesmo é manter tudo limpo para evitar este trabalho extra.
Posso emoldurar?
As pinturas com pastel a óleo não podem tocar no vidro das molduras, pois o mais certo é que manchem o vidro. Convém que a moldura dê espaço à pintura. Assim sendo, podes optar por uma moldura sem vidro ou por um fixador apropriado para este material. Ao usar um fixador, não haverá o risco de manchar o vidro da moldura.
Lista de materiais para começar a minha pintura
Estes são os materiais que eu costumo usar quando crio as minhas pinturas. Não vou colocar marcas, pois fica ao teu critério que marca deves usar. Mas tem em conta que as marcas mais baratas são mais difíceis de esbater e de usar.
- Conjunto de pastel a óleo – costumo usar um conjunto de 48 cores, mas para começar podes usar 24 cores.
- Papel com mais de 100 g/m² – mais fino do que isto não vai resultar muito bem.
- Papel de cozinha – principalmente para esbater, mas também para limpar as pontas dos lápis pastel a óleo sempre que ficarem com outras cores. Para criar o degradé, também podes usar cotonetes ou esfuminhos.
- Fita adesiva – não é obrigatório, mas eu uso muito para criar margens e também para dar mais segurança se quiser criar um fundo em degradé.
- Lápis grafite 8B, 9b ou 10B – se quiseres criar silhuetas por cima do fundo, este lápis é o ideal.
Não tenhas medo de começar! Se ainda não sabes como usar pastel a óleo, simplesmente começa. Com o tempo e a prática, vais conhecendo melhor estes materiais.