Existem diferentes tipos de aguarela à escolha, feitos de diferentes maneiras. Podes experimentar uma grande variedade de tipos de aguarela! Vê quais gostas mais ou melhor se adequam ao tipo de desenho que queres fazer. Vamos ver quais são.
Tipos de aguarela: quais as suas principais características?
Os diferentes tipos de aguarela podem ter características semelhantes, mas cada um deles tem as suas diferenças.
Aguarela em pastilha
As aguarelas em pastilha costumam vir em conjuntos, mas também dá para comprar avulso. Como esta aguarela vem em estado sólido, é preciso molhar o pincel antes. Em seguida, passar na pastilha seca e colocar na palete, para preparar a tinta para em seguida pintar.
Este tipo de aguarela é muito usado para pinturas mais pequenas. No entanto, se precisares de pintar um desenho grande, esta não é tão recomendável. Para isso, será melhor a aguarela em tubo, que vamos ver a seguir. Ela não é adequada para preencher áreas grandes, porque não consegue preencher tão bem.
Aguarela em tubo
A aguarela em tubo é como uma pasta, devendo misturar com água para ela ficar líquida. Mas cuidado, tem de ser apenas água suficiente para ela ficar líquida, a menos que pretenda que ela seja mais transparente. Se quiseres usar muita quantidade de tinta, esta é a mais fácil de usar, precisamente por ser em forma de pasta.
Esta aguarela é muito semelhante à de pastilha, a única diferença é que ela é pastosa, enquanto a de pastilha está em estado sólido. É possível colocar a aguarela em tubo num potinho, deixar secar e ela funcionará como pastilha.
Aguarela líquida
A aguarela líquida é mais fluída e brilhante do que as outras, devido aos diluentes que são misturados com os seus pigmentos. As suas cores são fortes, por isso se gostares de cores bem pigmentadas, este tipo de aguarela é o ideal. Por isso, a aguarela líquida também permite pintar áreas de forma mais homogénea, sem muitas manchas.
Algumas aguarelas líquidas já vêm com conta-gotas, o que é muito útil. No entanto, outras não têm, por isso podes comprar um conta-gotas à parte para colocar a tinta na palete. Não aconselho usar o pincel, porque se este tiver alguma tinta e não te apercebas, vais manchar a tinta do frasco.
A vantagem da aguarela líquida é que pode-se colocar directamente na palete. Assim, não é preciso adicionar água. Contudo, se quiseres a aguarela mais transparente, aí sim deves acrescentar mais água.
Outra grande vantagem é quando se usa a técnica “wet on wet”. Como as suas cores são saturadas, elas espalham-se muito bem na superfície molhada, continuando fortes. Ao usar aguarelas menos saturadas, quando a cor seca fica um pouco desbotada.
A aguarela líquida também permite pintar áreas de forma mais homogénea, sem muitas manchas.
Lápis aguareláveis
Estes lápis podem ser usados como lápis de grafite. Em seguida, passa-se o pincel molhado por cima e cria o efeito de aguarela. São perfeitos para usar em pequenos detalhes sobre outros tipos de aguarela.
Marcadores de aguarela
Existem ainda marcadores de aguarela, muito usados em ilustração. A sua forma de trabalhar é semelhante à dos lápis aguareláveis. Podem ser usados em seco, como um marcador normal, ou pode-se usar com um pincel molhado para criar certos efeitos.
Em suma, se quiseres criar efeitos mais saturados, recomendo a aguarela líquida, por causa da sua forte pigmentação. Para áreas grandes, a aguarela líquida também funciona, assim como a aguarela em tubo. Para desenhos mais pequenas, a aguarela em pastilha é uma boa aliada e para pequenos detalhes podes usar lápis. Quanto aos marcadores, podes usar para áreas de tamanho médio e complementar com água.