Quando eu comecei a entrar no mundo das artes, nem sequer sabia que existiam diferenças entre pastel oleoso e pastel seco. Isto pode acontecer com qualquer pessoa que está ainda a descobrir os materiais. Então, eu queria comprar pastel oleoso, oil pastels. Andei à procura e encontrei à venda pastel seco, soft pastels. Bem, não liguei muito ao que dizia na caixa… Quando cheguei a casa, experimentei os materiais e fiquei confusa: então não era suposto ser oleoso? Pois, até me deu vontade de rir na altura. No entanto, foi graças a este erro que aprendi a diferença entre pastel oleoso e pastel seco. Vamos lá ver.
Giz pastel seco, pastel macio ou soft pastels
Então, começo por explicar o que são os famosos pastéis secos que comprei por engano. Têm uma textura muito semelhante ao giz, o que me deixou confusa quando eu desconhecia este material. São compostos por pigmento e aglutinante em goma. Existem diferentes formatos:
- Soft pastels ou pastel macio: como o nome indica, são mais macios, com menos goma e mais pigmento.
- Hard pastels: têm maior composição de goma, o que os torna mais rígidos, sendo úteis para criar detalhes mais precisos.
- Lápis: baixam o risco de sujar as mãos, assim como oferecem maior controlo e agilidade na hora de pintar.
Como usar o pastel seco?
Este material é usado para obter tons suaves, gradientes e detalhes com esfumados. Esse efeito esfumado pode ser feito com os dedos. Aliás, eu recomento mesmo que use os dedos para trabalhar os gradientes ou esfumados com pastel seco, pois fica muito melhor.
Além disso, pode ser usado em qualquer tipo de papel. No entanto, é difícil apagar sem deixar vestígios, devido à sua forte pigmentação.
Que cuidados devo ter?
Em primeiro lugar, o pastel seco, principalmente o macio, cria muito pó. Então, o primeiro instinto que temos é soprar o pó… errado! Eu também fazia isso, mas pode causar problemas respiratórios, especialmente em quem tem alergias, uma vez que o pó fica no ar. Por isso, convém usar um aparelho que aspire o pó ou então pode fazer como eu: uso muito o pastel macio para fazer gradientes, então aproveito o pó para esfumar os gradientes com os dedos.
Em segundo lugar, se quiser misturar cores, que é o caso dos gradientes, limpe sempre a ponta do giz pastel, pois vai ficar “contaminado” com outras cores. Se não limpar, vai criar interferência da cor que ficou na ponta.
Outra dica importante é manter sempre um pano humedecido por perto. Ao usar os soft pastels, os dedos ficam coloridos e convém ir limpando para as cores não passarem de uns gizes para os outros.
Por último, o giz pastel seco não fixa bem ao papel, pelo que se passar o dedo em cima do desenho, pode borratar e fica com os dedos manchados. Assim, recomenda-se usar um spray fixador para que isto não aconteça. Às vezes, pode não ficar bem fixo à primeira, mas não faz mal, pode passar o spray segunda vez.
Pastel oleoso ou oil pastel
O pastel oleoso dá mais brilho à pintura, sendo que a sua textura se assemelha um pouco aos lápis de cera. São materiais mais resistentes, que não partem com tanta facilidade como os soft pastels, assim como não criam pó.
Como são materiais compostos por aglutinante à base de óleo, permitem criar obras de arte semelhantes às pinturas a óleo. Os seus tons são vibrantes e intensos, sendo adequado para cobrir áreas mais claras.
Como usar o pastel oleoso?
São muito úteis para esboços e trabalhos não detalhados. Quanto mais pressão aplicar sobre o pastel oleoso, mais forte e opaca ficará a cor. Pode criar linhas mais finas ou mais grossas, controlando com a ponta do giz.
Se quiser criar gradientes, também é possível, mas um pouquinho mais difícil. Não pode usar o dedo para esfumar, a menos que o material seja muito cremoso. Por isso, eu costumo usar a ajuda de um pouco de papel de cozinha para conseguir criar os gradientes. Aconselho a esfumar desde a cor mais clara à mais escura. Se houver muita diferença de cores, vá usando pedaços novos de papel de cozinha.
Pastel oleoso e pastel seco: qual deles é o melhor?
Nenhum é melhor do que o outro! Deve escolher usar pastel oleoso ou pastel seco dependendo do efeito que deseja obter. O giz pastel seco é mais fácil para iniciantes e fazer gradientes, enquanto o pastel oleoso é mais resistente e com cores vivas e brilhantes.
Exemplos de trabalhos em que usei pastel oleoso e pastel seco.
Autumn leaves: folhas de outono, pintadas com oil pastels.