Os aditivos para tornar a tinta acrílica fluida podem tornar-se caros, principalmente para quem está a começar ou quem não tem tanto orçamento para investir nestes produtos. Então, colocamos a seguinte questão: é possível fazer arte fluida sem pouring medium? Sim, é! Vejamos abaixo as alternativas.
Colas
É possível tornar a tinta mais fluida recorrendo ao uso de cola líquida branca. Estas colas secam transparentes, por isso não alteram a cor da tinta.
- Mod Podge: esta é uma marca de cola usada por alguns artistas. Não muda a cor da tinta e consegue torná-la líquida muito bem, criando um bom acabamento quando está seca. No entanto, é preciso cuidado para não expor as pinturas ao sol, porque pode amarelar. Além disso, após cerca de um ano, também pode começar a amarelar, mesmo sem ter exposição ao sol.
- Cola Elmer: esta é outra marca de cola que também não muda a cor da tinta. Também tem o problema de amarelar ao fim de um ano ou pouco mais.
- Cola PVA: esta é talvez a cola mais usada por artistas, pois com ela é possível diluir muito bem a tinta.
Água
Se o orçamento for ainda mais baixo, podemos usar água? Esta é uma questão de debate entre muitos artistas. Uns não gostam de usar água, pois afirmam que quebra os binders da tinta acrílica, o que é verdade, se colocar demasiada água. Outros usam apenas tinta e água e funciona perfeitamente.
Eu uso apenas tinta e água em muitos dos meus trabalhos. Quando comecei, gastei dinheiro em pouring medium porque acreditava que não podia usar água de forma alguma, devido ao testemunho de outros artistas que não se adaptaram a este método. No entanto, eu pesquisei esta alternativa e há sim artistas que usam apenas água para diluir a tinta. Ao início, cometi alguns erros e pensei que a água não funcionava, mas continuei a tentar. Para adicionar água, é preciso seguir estas dicas abaixo.
- Água destilada: a água destilada é a melhor opção, pois a água da torneira pode conter agentes que interfiram com a composição da tinta. Esta alternativa é muito barata, podes comprar um garrafão de água destilada, que dura para muito tempo.
- Adicionar a água pouco a pouco: se adicionares a água toda logo duma vez, os binders vão quebrar e vai ser mais difícil diluir a tinta. Além disso, corres o risco de a tinta ficar demasiado líquida e não ser possível usar. Se a tinta ficar demasiado líquida, durante o processo de secagem pode quebrar e ninguém quer rachaduras nas suas pinturas. Por isso, o ideal é adicionar a água destilada pouco a pouco, ou seja, adicionas um pouco de água e misturas, depois outro pouco de água e voltas a misturar, até obteres a consistência pretendida.
- Marcas das tintas: talvez a água não funcione com alguns artistas por causa da marca da tinta que usam. As tintas que eu uso dizem no rótulo que podem ser misturadas com água. Por isso, procura por tintas que tenham esta indicação. Também as marcas Amsterdam e Pébeo podem ser misturadas com água e ficam perfeitas.
E as bolhas de ar?
Quando misturamos acrílico com água para o tornar fluido, podem formar-se algumas bolhas de ar. Para as evitar, podes:
- Dar leves pancadas com o copo em cima da mesa de trabalho, para as bolhas subirem e desaparecerem;
- Esperar algum tempo para elas saírem naturalmente, por exemplo, misturar a tinta à noite e usar no dia seguinte;
- Usar o maçarico, pois o calor elimina as bolhas de ar.
Em suma, a arte fluida sem pouring medium é possível. Eu prefiro usar apenas água quando não quero adicionar um pouring medium. Na minha opinião, quando o orçamento é baixo e opta-se por usar cola, está-se a gastar dinheiro na mesma. A água é uma boa opção, simplesmente é preciso saber usá-la.