Este tipo de arte é realmente uma das minhas favoritas. Para criar arte fluída, não são usados pincéis, mas sim a fluidez da tinta. Nunca saberemos como a obra irá ficar exactamente e é por isso que acho esta arte encantadora!
Se estás a pensar em experimentar criar arte fluída, lê primeiro as dicas abaixo.
Como criar arte fluída?
1 – Escolher os materiais
Antes de tudo, é preciso escolher os materiais correctos para criar arte fluída. Vais pintar numa tela ou em madeira? Que tinta usar?
Diluir a tinta
Tenho de referir que o acrílico tal como é vendido não pode ser usado, pois tem uma consistência mais espessa. Para isso, é preciso usar um meio – pouring medium – para fluir a tinta. Eu uso da marca Marabu, mas existem outras que podes tentar. Uma das marcas mais conhecidas é a Liquitex. Basta colocar a tinta num copo, misturar o pouring medium e está pronta a ser usada!
Muitos artistas também usam floetrol, que ajuda imenso a diluir a tinta, assim como ajuda a criar células fantásticas!
No entanto, para quem tem menos possibilidades de investir, estes meios podem tornar-se caros…. A boa notícia é que também é possível diluir com água! Ao início, eu pensei que ao diluir a tinta somente com água, ela iria quebrar, mas depois tentei e os resultados foram bons. Usei 60% de acrílico e 40% de água. Contudo, estes valores podem alterar consoante a marca. Eu uso as tintas Amsterdam, que têm cores fortes e bonitas, além de não serem tão caras. Funcionam bem com somente água! Mas tem cuidado: se colocares demasiada água, a tinta não vai aderir correctamente e quebrará.
Óleo de silicone
O uso de silicone é opcional, mas ajuda a criar arte fluída com efeitos lindos. Este aditivo impede que as cores se misturem e, assim, cria células. Basicamente, ajuda a tinta a abrir, mostrando a cor da tinta que está por baixo. Basta adicionar algumas gotas na tinta (já diluída) antes de as colocar na tela.
- Se usares apenas um pouco (1-2 gotas), as células serão maiores;
- Se usares mais de 3 ou 4 gotas, as células serão mais pequenas.
2 – Organizar o espaço
Este ponto é muito importante. Como na arte fluída a tinta vai para todo o lado, é preciso proteger bem o espaço. Eu costumo usar papel de proteger o chão para cobrir a mesa de trabalho, assim a tinta cai no papel. Mas podes usar um plástico ou outro material que proteja a superfície.
Outro factor importante é a limpeza do espaço. O local onde vais trabalhar tem de estar limpo, porque se houver pó, vai colar na pintura e ninguém quer que isso aconteça. Por isso, antes de tudo, aspira o chão, limpa o pó da mesa e outras superfícies, para não haver pó no ar.
3 – Organizar os materiais
Depois de organizar a mesa, que materiais vais usar? Vou antes de mais deixar a lista dos que preciso sempre:
- Tela (ou outro material que queiras pintar, por exemplo, placas de madeira)
- Fita adesiva
- Copos de plástico
- Tinta (escolhe as cores que vais usar)
- Balança (opcional)
- Pouring medium ou água
- Espátula de pintura (opcional)
- Secador de cabelo (opcional)
- Algo que eleve a tela, para esta ficar elevada. Podes usar copinhos. Eu costumo usar um tabuleiro com barras para pousar o quadro, assim a tinta cai no interior do tabuleiro.
Então, como usar estes materiais para criar arte fluída?
- Antes de mais, coloca o tabuleiro (ou outro objecto à tua escolha) para elevares o quadro.
- Em seguida, convém proteger a parte de trás do quadro, senão vai ficar tudo sujo de tinta. Com a fita adesiva, protege a parte de trás, assim a tinta não vai derramar e sujar tudo.
- Dilui a tinta nos copos de plástico. Eu aconselho de plástico porque é possível lavá-los e usar novamente. Ou então, podes deixar a tinta secar e é mais fácil retirá-la. Não conselho copos de cartão, porque a tinta vai agarrar e depois não dá para reutilizar. Claro que não é obrigatório usar copos de plástico; podes usar utensílios de silicone, por exemplo.
- Para diluir, podes usar a balança, para saberes as quantidades de tinta e pouring medium ou água. Se diluíres com água, aconselho mesmo o uso da balança, principalmente se fores principiante.
- A espátula de pintura só usarás se decidires criar uma base no quadro; vai ajudar a cobrir o quadro todo. O secador é usado para espalhar as cores pelo quadro, criando efeitos espectaculares. Contudo, não precisas de usar o secador se não quiseres criar estes efeitos. Podes simplesmente mover a tela até cobrires a superfície do quadro. Vê abaixo a diferença.
Se quiseres saber mais sobre estas e outras técnicas, lê o meu artigo sobre técnicas de arte fluida.
4 – Tempo de secagem
Quando o trabalho estiver terminado, é preciso deixar secar. Como a tinta é bastante fluída, pode demorar entre 3 a 7 dias até ficar completamente seco. O quadro deve estar num local seguro, longe de crianças e animais de estimação (e até mesmo adultos curiosos que podem colocar os dedos), assim como não pode haver pó no ar. Podes usar uma caixa ou outro utensílio para proteger o quadro do pó.
5 – Envernizar
Quando o quadro estiver seco, é hora de envernizar. O verniz vai ajudar a proteger a pintura, além de lhe conferir um toque final brilhante. Depois de aplicar o verniz, é só esperar algumas horas para que seque completamente.
Com estas dicas, já conseguirás começar a criar arte fluída! O importante é começar e arriscar, testar e tentar várias vezes, para ganharmos mais técnica e criar obras cada vez mais lindas.
4 comentários
Isabel · 27/01/2024 às 20:40
Gostei da dica uso floertrol e silicone mas não obtenho celulas de acordo com o que via eles punham 4 a 6 gotas vou experimentar com 1 obrigada
Nádia Ferreira · 01/09/2024 às 10:44
Também pode experimentar não juntar o floetrol com o silicone. Melhor explicando, nos meus quadros normalmente misturo apenas águas com a tinta acrílica e depois, quando pretendo obter células, é que coloco o óleo de silicone. Aí sim as células ficam bem.
Simone Barbosa Mantovani · 05/07/2024 às 19:06
O floetrol pode ser colocado em todas as tintas colorida, ou vai só no branco que derramamos sobre a tela?
Nádia Ferreira · 01/09/2024 às 10:33
O floetrol pode colocar em todas as tintas coloridas 🙂
Os comentários estão fechados.