Existem diferentes técnicas de arte fluída, também chamada de pouring ou derramamento acrílico. Cada tipo vai criar diferentes padrões. O mais interessante é que nunca saberemos exactamente como a pintura irá ficar, os resultados irão sempre variar. Na minha opinião, isto é o que torna esta arte fantástica! Vamos ver abaixo as técnicas de arte fluída. Eu escrevi os nomes em inglês, porque acho mais fácil, uma vez que a informação que encontro está toda em inglês.
- Dirty pour
- Dutch pour
- Flip cup pour
- Ring/swirl pour
- Funnel pour
- Open cup pour
- Ribbon pour
- Swipe pour
- Paint kiss pour
Técnicas de arte fluída
Dirty pour
Traduzido para português, significa “derramamento sujo”, mas atenção, que não é literalmente sujo. Aqui, todas as cores são derramadas, em camas, no mesmo copo e depois são derramadas sobre a superfície.
Em primeiro lugar, prepara as cores separadamente num copo para cada uma. Em seguida, aplica-as em camadas no mesmo copo. Quando o copo estiver cheio, derrama sobre a superfície, gradualmente. Depois movimenta o quadro gentilmente para a tinta cobrir tudo.
Dutch pour
Esta técnica usa o ar para manipular a tinta no quadro (ou outra superfície). Podes usar um secador de cabelo, uma palha, a expiração ou outro utensílio que sopre a tinta.
- Primeiro, aplica-se o espaço negativo, isto é, a cor de base da pintura. O branco e o preto são muito usados, mas podes aplicar outra cor.
- Depois, aplica a tinta na superfície. Pode ser em círculo no centro, curvas, uma ou mais linhas. Costuma-se colocar uma cor por cima da outra.
- Podes soprar o espaço negativo para cima das cores, para elas interagirem melhor, mas este passo é opcional.
- Por último, sopra a tinta e guia-a por onde queres que ela vá.
Flip cup pour
Traduzindo literalmente, significa “virar o copo”. É uma técnica parecida com a dirty pour. A diferença é que neste tipo de arte fluída, viras o copo sobre a tela, em vez de derramar a tinta sobre ela. Basicamente, viras o copo para baixo na tela e depois retirar. Ao retirar, a tinta começa logo a espalhar-se.
Para ser mais fácil, podes pegar no quadro, colocar a superfície em cima do copo e depois virar e pousar o quadro. Espera um momento e depois retira o copo. Se virares o copo ao contrário em cima da superfície, deves fazê-lo rapidamente, porque a tinta começa logo a cair.
Ring/swirl pour
Esta técnica também é parecida com a dirty pour. No entanto, esta consiste em derramar a tinta em movimento circulares, lembrando anéis ou remoinhos. A tinta deve ser derramada lentamente.
Funnel pour
Nesta técnica de arte fluída, usa-se um funil. Basicamente, colocas o funil na tela, pressiona bem para a tinta não espalhar muito e começas a colocar a tinta dentro do funil, também em camadas. Depois retira o funel aos poucos, dando umas pancadinhas na tela. Não retires duma vez.
Open cup pour
Aqui usa-se um copo sem a base ou, mais simples, um cortador de bolachas circular. É parecido com a técnica do funil, ou seja, vais aplicando a tinta dentro do copo e depois retirar o utensílio também com umas pancadas leves, para permitir que a tinta se vá espalhando.
Ribbon pour
Depois de colocares a tinta em camadas no copo, derrama sobre a tela, em linhas aos ziguezagues ou doutra maneira que achares melhor.
Swipe pour
Neste tipo de arte fluida, não se coloca as diferentes cores no mesmo copo. Cada cor é aplicada directamente na superfície, normalmente em linhas rectas, ao longo da tela. Atenção, nesta técnica é necessário usar silicone.
Depois, com uma folha de papel de cozinha (ou folha de acetato), empurras levemente a tinta da primeira linha (normalmente usa-se branco ou preto) para cima das outras cores. Deves passar o a folha de papel muito levemente por cima das outras tintas. À medida que a tinta da primeira linha passa por cima das outras cores, vão abrindo células, graças ao silicone, criando um efeito fantástico.
Paint kiss pour
Nesta técnica, aplica-se as cores em dois copos em vez de um. Em seguida, coloca-se os copos lado a lado, como se estivessem a “dar um beijo”, e derrama-se a tinta de ambos ao mesmo tempo.
Existem muitos outros tipos de arte fluída, mas estes são os principais. Experimenta cada um deles e diverte-te!
2 comentários
Rosangela Guimarães · 30/07/2024 às 18:29
Quero aprender
Passo a passo: o que é preciso para criar Arte Fluída? - Nadia Home Art · 18/04/2022 às 10:43
[…] Se quiseres saber mais sobre estas e outras técnicas, lê o meu artigo sobre técnicas de arte fluida. […]
Os comentários estão fechados.